Carga máxima (NR-17)

ADQ CONSULTORIA

Qual o peso que o operador pode transportar? Transporte manual de cargas

 

Qual o peso que o operador pode transportar? Transporte manual de cargas

Infelizmente ainda é comum ver em determinados ambientes de trabalho condições nem um pouco adequadas para a realização de atividades. Acesso ao posto de trabalhos, localização de painéis e comandos, iluminação, esforço  a atividade repetitiva são alguns dos fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes de trabalho.

Dentre esses, destacamos os problemas decorrentes do transporte manual de cargas. Além dos evidentes problemas decorrentes de levantamento de cargas altas, tarefas repetitivas que exigem força ou um ritmo de trabalho acelerado, somadas a posturas inadequadas e ao estresse, formam o ambiente propício para o surgimento dos problemas de saúde.

A CLT determina quais as cargas máximas permitidas para homens e mulheres:

Segundo o artigo 198 da CLT:

É de 60 kg o peso máximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposições especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher.

Esse artigo se aplica a homens; para mulheres, temos o artigo 390 da CLT, que diz o seguinte:

Ao empregador é vedado empregar a mulher em serviço que demande o emprego de força muscular superior a 20 (vinte) quilos para o trabalho contínuo, ou 25 (vinte e cinco) quilos para o trabalho ocasional.

Esses valores são altos e totalmente desproporcionais ao que é minimamente razoável.

Um método adequado é o estabelecido pela NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) que indica para as melhores condições de levantamento um transporte manual máximo de 23 kg. O ponto é que os 23 kg são para as melhores condições, ou seja, em atividades que a pessoa não precisa se agachar, torcer o tronco ou elevar muito os braços, dentre outros parâmetros.

É necessário avaliação criteriosa das condições de trabalho, para a verificação do esforço realizado por operadores no transporte de cargas e riscos decorrentes. Além

disso, alternativas para auxiliar na movimentação de cargas, como por exemplo mesas pantográficas, manipuladores à vácuo e  talhas, devem ser previstos sempre que possível.

A ADQ Consultoria e Inspeções possui larga experiência de campo para a identificação dos riscos gerados nesse tipo de atividade e no desenvolvimento de soluções eficazes para a melhoria das condições de movimentação de carga.

Fale Conosco