À primeira vista, pode ser assustador para uma empresa cumprir as normas de segurança estabelecidas pela NR10. Este guia está aqui para facilitar, descrevendo cada etapa desde a execução do Laudo NR10 e sobretudo, fornecendo informações úteis sobre como garantir que sua empresa esteja em conformidade com esses requisitos.
O que é NR10 e a quem se aplica?
Criada em 2004, a NR10 é um conjunto de normas de segurança para instalações elétricas no Brasil. Esses regulamentos são aplicáveis a todas as organizações — independentemente do tamanho ou setor — que usam eletricidade em qualquer capacidade, dentro das instalações ou através de redes. Contudo, o objetivo final da NR10 é reduzir a incidência de acidentes causados por más práticas elétricas. Ao passo que todo o pessoal que executa atividades relacionadas à eletricidade também deve ser certificado de acordo com determinados padrões.
O que é Laudo NR10?
O Laudo NR10 é um documento técnico, elaborado por um engenheiro eletricista após visita técnica e inspeções no local.
Contém as descrições das medidas de controle e sistemas preventivos adotados nas empresas, os registro das inspeções nas instalações elétricas do cliente subestações, invólucro (painéis), instalações prediais, relatório fotográfico e relação de não conformidades e sugestões para adequação, conforme as normas ABNT NBR 5410, 14039, 5419 e NR10, de forma a garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Familiarizando-se com as Cinco Principais Tarefas de Segurança
Neste sentido, a NR10 exige que as organizações cumpram cinco tarefas principais de segurança para suas instalações elétricas, bem como:
– Identificação e avaliação de riscos,
– Proteção contra choque elétrico,
– Regras para instalação e uso de equipamentos,
– Requisitos de treinamento de pessoal
– Padrões de certificação.
A identificação de riscos envolve a identificação de perigos em uma instalação relacionados à infraestrutura elétrica, medindo seu impacto nas operações e desenvolvendo contramedidas adequadas para mitigar os riscos.
A proteção contra choque elétrico ocorre pela instalação de disjuntores, interruptores de falha de aterramento bem como outros dispositivos de segurança.
Então, a instalação e utilização dos equipamentos dependem de processos de garantia de qualidade que devem atender as normas aplicáveis.
O treinamento e a certificação do pessoal ajudam a garantir que eles tenham conhecimento sobre as práticas de segurança elétrica.
Conhecer e Cumprir Normas de Instalações Elétricas
No Brasil as empresas são obrigadas a entender e implementar completamente todos os regulamentos estabelecidos na NR10, já que aplicam-se a qualquer organização que trabalhe com instalações elétricas.
Este artigo abrangente o ajudará a percorrer cada etapa, identificar e avaliar os riscos, proteger contra choques elétricos, garantir a qualidade dos processos de instalação e uso e fornecer treinamento para o pessoal para garantir a segurança de seus trabalhadores. Em suma, conhecer e seguir todas as normas da NR10 ajudará a minimizar os riscos na operação de instalações elétricas.
Atendendo a Requisitos de Normas e Padrões Técnicos
Os requisitos da NR10 estabelecem que as instalações elétricas devem atender a todas as normas e padrões técnicos relacionados à sua produção, distribuição, instalação, operação, manutenção, reparo e desativação.
Em outras palavras, isso significa que cada etapa do processo precisa ser examinada para quaisquer riscos ou perigos potenciais. Desde que se siga cuidadosamente as normas da NR10 e aderir regularmente às verificações de conformidade, você garante um ambiente de trabalho mais seguro para todos.
Compreensão das Normas Relativas à Segurança do Trabalhador
Seguir a NR10 exige que todos na organização entendam e valorizem a importância da segurança do trabalhador. Isso implica uma inspeção de todos os possíveis perigos que possam surgir durante um processo de produção ou instalação (como correntes elétricas e outras fontes de energia, incluindo alta tensão) e garantir que qualquer equipamento utilizado esteja em boas condições de funcionamento.
Recomenda-se auditorias regulares por pessoal qualificado para garantir a conformidade com os padrões e regulamentos de classe mundial. Finalmente, é importante oferecer formação e educação aos trabalhadores para que possam identificar práticas inseguras e reagir em conformidade, tanto para a sua segurança como para a dos seus colegas.
Por fim, a ADQ é especialista em Laudos NR10, e pode te ajudar com essa demanda!
Clique aqui para maiores informações!
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR