Corrosão em vasos de pressão

Compartilhar
Saiba mais sobre esse efeito.

Corrosão em vasos de pressão

A corrosão pode ser definida como deterioração de um material, sendo ele normalmente material metálico, causada por reações químicas ou eletroquímicas entre o material e o meio ambiente. Esse processo contínuo, causado pela interação físico – química, pode ocasionar mudanças no material tais como desgaste, alteração química e danificações estruturais como trincas tornando impossível a utilização no material.

Em equipamentos de processos o maior responsável pelos problemas mais sérios de corrosão é o próprio fluido do equipamento. Porém, a corrosão pode também ser ocasionada pela atmosfera externa, geralmente em contato com água ou ambiente úmido; contato com outra superfície metálica diferente, ou o conjunto dessas situações.

A perda de espessura, geralmente por corrosão, constitui uma das principais causas de falhas em equipamentos e tubulações instaladas em áreas industriais. Os danos decorrentes deste processo impactam previsões operacionais de produção, geram altos custos de manutenção e, adicionalmente, podem resultar em elevados riscos à saúde e ao meio-ambiente.

Devido aos riscos apontados, existem normas como a NR-13, se tratando de uma das NR’s mais críticas, pois diz respeito a equipamentos com alto potencial de risco, principalmente Caldeiras e Vasos de Pressão. Além desses, as últimas revisões da NR-13 incluem Tubulações e Tanques metálicos de superfície para armazenamento.

Um dos ensaios realizados durante a inspeção da NR-13 são as medições de espessura por ultrassom, cuja finalidade é o fornecimento de dados para a determinação da pressão máxima de trabalho admissível (PMTA) do vaso de pressão, no momento da inspeção.

Além disso, é possível a realização de outros ensaios nos equipamentos, como líquidos penetrantes, ultrassom e partículas magnéticas, cujo objetivo é a detecção de falhas internas e superficiais.

A ADQ Consultoria e Inspeções dispõe de todo o suporte técnico para a elaboração de laudos NR-13, e treinamentos à operadores de caldeiras e vasos de pressão.

/ por Jhannifer Nayara Sabino dos Santos

Sobre o autor: Jhannifer Nayara Sabino dos Santos

Jhannifer Nayara Sabino dos Santos

Sócia proprietária da ADQ Consultoria e Inspeções, engenheira química, cursando pós graduação em Segurança do Trabalho, com sete anos de experiência na indústria metalúrgica. Possui especialização em NR-12: Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, além de cursos dedicados em processos de fabricação.

Posts relacionados