ISO 13849 - Performance Level

Compartilhar
Padrão internacional para categorias de segurança em máquinas

ISO 13849 – Performance Level – Padrão internacional para categorias de segurança em máquinas

A NR-12 determina que todo sistema de segurança instalado em máquinas deve possuir um nível de confiabilidade, proporcional com o risco existente na máquina; O item da NR-12 que comenta sobre a categoria de segurança está indicado a seguir:

12.5.2 Os sistemas de segurança devem ser selecionados e instalados de modo a atender aos seguintes requisitos:

a) ter categoria de segurança conforme apreciação de riscos prevista nas normas
técnicas oficiais;


Esse nível de confiabilidade diz espeito à sua resistência a defeitos e seu subsequente comportamento na condição de defeito, e isto é alcançado pela combinação e interligação das partes e/ou por sua confiabilidade.

A norma vigente no Brasil é a ABNT NBR 14153 – Segurança de máquinas – Partes de sistema de comando relacionadas à segurança – Princípios gerais para projeto), aplicável indistintamente a máquinas novas ou usadas.  Essa norma é equivalente à norma EN 954-1 - Safety of machinery - Safety related parts of control systems, que leva em conta princípios qualitativos para sua seleção. A norma europeia EN 954 foi substituída pela norma internacional ISO 13849 após um período de adaptação e convivência, sendo que a ABNT está trabalhando para a publicação da versão da norma ABNT ISO 13849 partes 1 e 2. A norma ISO 13849-1 prevê requisitos para a concepção e integração de componentes relacionadas com a segurança dos sistemas de controle, incluindo alguns aspectos do software, é expresso por nível de performance (PL) que é classificado de “a” até “e”.

 

Gráfico de risco – ISO 13849

 

O conceito de categoria é mantido, mas existem requisitos adicionais a serem preenchidos para que um nível de performance possa ser reivindicado por um sistema ou componente, sendo fundamental a confiabilidade dos dados que serão empregados em uma análise quantitativa do sistema de segurança. Máquinas importadas e componentes que já utilizam o conceito de PL não devem ser consideradas, apenas por esta razão, em desacordo com a NR-12, pois existe uma correlação, embora não linear, entre o os conceitos de PL e categoria.

A norma ISO 13849-1:2015 - Segurança de máquinas - Partes de sistemas de comando relacionadas à segurança provê os requisitos de segurança e orientação sobre os princípios de projeto e integração de partes de sistemas de comando relacionadas à segurança (SRP/CS), incluindo o projeto de software.

Para essas partes da SRP/CS, esta norma especifica as características que incluem o nível de desempenho (PL) requerido para realizar funções de segurança. Esta Parte da ABNT NBR ISO 13849 aplica-se a SRP/CS para alta demanda e modo contínuo, independentemente do tipo de tecnologia e energia utilizadas (elétrica, hidráulica, pneumática, mecânica etc.), para todos os tipos de máquinas. Esta norma já é vigente na Europa, Estados Unidos e entre outros países.

A ADQ Consultoria conta com profissionais especializados no entendimento e interpretação da ISO 13849, desta forma podendo trabalhar na categorização de segurança conforme as normas internacionais (ISO 13849) e nacionais (NBR 14153). 

/ por Calebe Costa

Sobre o autor: Calebe Costa

Calebe Costa

Fundador da ADQ Consultoria e Inspeções, engenheiro mecânico, com certificação internacional CMSE - Certified Machinery Safety Expert, e ampla experiência em inspeções de equipamentos, com o foco no atendimento às normas de segurança. Possui especialização em inspeções de caldeiras e vasos de pressão.

Posts relacionados