Laudo de NR10

Compartilhar
Segurança em instalações e serviços em eletricidade

Laudo de NR10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade

A norma regulamentadora Nº10 determina os critérios de segurança na quais devem ser respeitados nos projetos de sistemas elétricos, nas instalações elétricas e para todo trabalho que envolva eletricidade em geral.

O que é o “Laudo de NR-10”?

Este documento é responsável pela validação de um sistema elétrico. Nele constam as inspeções das instalações elétricas atualizadas, constando recomendações, cronograma de adequação e avaliação do “Prontuário das instalações elétricas.

Quando é aplicável o “Laudo de NR-10”?

Ele é aplicável para toda instalação com carga instalada superior a 75kW, e o mesmo deve ser mantido atualizado. Por consequência, após a modificação ou alteração nas instalações é necessário a renovação deste documento.

Quem pode emitir o “Laudo de NR-10”?

Conforme o item 10.2.7 da NR10, todos os documentos previstos no prontuário das instalações elétricas devem ser elaborados por profissionais legalmente habilitados, em outras palavras, o mesmo dever ser executado por um Engenheiro Eletricista com devido registro no conselho de classe (CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Ficou com alguma dúvida?

A ADQ Consultoria e Inspeções possui especialistas em projetos, manutenção e instalação de sistemas elétricos!

Entre em contato conosco e saiba mais!

/ por Calebe Costa

Sobre o autor: Calebe Costa

Calebe Costa

Fundador da ADQ Consultoria e Inspeções, engenheiro mecânico, com certificação internacional CMSE - Certified Machinery Safety Expert, e ampla experiência em inspeções de equipamentos, com o foco no atendimento às normas de segurança. Possui especialização em inspeções de caldeiras e vasos de pressão.

Posts relacionados