Trabalho em altura de forma segura

Compartilhar
A realização de trabalho em altura traz uma série de riscos! Confira quais são.

Trabalho em altura de forma segura

A realização de trabalho em altura traz uma série de riscos, responsabilidades, compromissos e obrigações para os empregadores e empregados. Todas essas responsabilidades devem ser assumidas e tratadas seriamente para que a realização do Trabalho em Altura possa ser segura e cumprida da melhor forma possível. Para garantir que todos estejam em sintonia durante essa execução, a NR-35 estabelece os parâmetros para um trabalho seguro e feito com responsabilidade.

É considerado Trabalho em Altura qualquer atividade realizada em altura mínima de 2 metros da base principal. Ou seja, a partir dessa altitude mínima, o trabalhador precisa estar amparado por EPIs adequados, a análise de risco já deve ter sido feita, o empregador já forneceu o treinamento recomendado e os equipamentos de segurança que seus funcionários precisam. Resumindo, todos os pontos levantados pela NR-35 foram respeitados para que corra tudo bem durante a execução das atividades.

Medidas para a atenuação dos riscos devem ser tomadas, para que os trabalhadores envolvidos nessas atividades possam exercer suas funções de forma segura. Além dos já citados EPIs e treinamentos, tais medidas incluem:

Meios de acesso seguros 

A NR-12, no anexo III, determina como os meios de acesso devem ser projetados, com as dimensões mínimas e características necessárias para garantir a segurança dos operadores. 

 

 

Linhas de vida 

Linha de vida consiste na instalação de cordas ou fitas ligadas ao cinto de segurança e a ancoragens com o objetivo de permitir que as pessoas trabalhem em altura com segurança. Quando se trata de linhas de vida, um ponto importante a se considerar é o fator de queda, se tratando da distância que existe entre a queda e a corda ou talabarte que está disponível para dividir a força choque da queda. A partir dele, é possível calcular a força de impacto exercida pelo corpo do trabalhador no exato momento da queda.

 

 

 

 

 

Plataformas de trabalho em altura.  

As Plataformas Elevatórias podem ser utilizadas em diversos tipos de instalações, montagens, manutenções em prédios, galpões e todo o tipo de trabalho que exija acesso rápido e seguro em trabalho em altura.

 

A ADQ Consultoria e Inspeções é especializada na inspeção e projetos de linhas de vida, inspeção de equipamentos para elevação de pessoas, conforme orientações da NR-12, e também na elaboração e instalação de meios de acesso seguros, conforme requisitos da NR-35 e NR-12.

/ por Calebe Costa

Sobre o autor: Calebe Costa

Calebe Costa

Fundador da ADQ Consultoria e Inspeções, engenheiro mecânico, com certificação internacional CMSE® - Certified Machinery Safety Expert, e ampla experiência em inspeções de equipamentos, com o foco no atendimento às normas de segurança. Possui especialização em inspeções de caldeiras e vasos de pressão.

Posts relacionados